Uma semana sem postar

Os dias que se passaram entre o domingo dia 23 de Abril e ontem (30/04), foram muito legais, mas foram muito corridos. A Tita teve aulas na escola e fez suas terapias. Papai e mamãe trabalharam e estudaram um pouco sobre Comportamento.

Existem algumas coisas escritas sobre o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), e pode ser interessante dar uma lida.

O TOD descreve os acessos de birra e a desobediência que podem acompanhar a SMS. Mas é importante dizer que este transtorno de comportamento não está necessariamente ligado a qualquer distúrbio neurológico específico; pode acontecer em pessoas típicas ("normais"), e sempre é trabalhoso.

A nossa experiência com a Valentina neste sentido é muito boa; ela pode algumas vezes ser desafiadora e opositiva, mas a frequência com que isso acontece é realmente pequena e, perto do que ouvimos de outros pais, chega a ser ínfima. As birras da Tita nunca duram mais do que 2 ou 3 minutos e ela raramente fez coisas assim na rua, na escola, nas terapias ou na frente de pessoas que não sejam de seu círculo mais imediato e próximo de convivência. Por exemplo, poucas vezes ela deu este tipo de trabalho na frente das tias, das avós e avôs ou na casa de outras pessoas.

Existe uma forma relativamente nova de lidar com isso, se chama PBS (Positive Behavior Support), e vem sendo utilizada por profissionais em vários lugares, principalmente nos Estados Unidos. Os pacientes que sofrem de TOD apelam para este tipo de comportamento para atingir seus objetivos, para realizar seus desejos e conseguir que suas vontades sejam feitas. Esta linha de ação se baseia em conhecer o indivíduo para prever, evitar e resolver o Comportamento Opositivo. E, no caso de não conseguir evitar, tentar minimizar seus efeitos e suas consequências.

Na última semana a nossa pequena nos brindou com um humor excelente (como sempre), e se dedicou muito às coisas que precisam ser feitas para ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Uma coisa sensacional que aconteceu foi que ela fez sua primeira sessão de fotos para a agência de modelos da qual faz parte! Isso! A Valentina, uma criança com a Síndrome de Smith-Magenis, faz parte do casting da Mega Model, aqui de Goiânia!

Isso é sensacional ou o quê?

Me encho de esperanças ao saber que ela pode ter uma vida tranquila! Estamos estudando e nos dedicando para que a Tita seja independente um dia.

titaraiodesol@outlook.com
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora